Usamos cookies: nos ayudan a proporcionarte una mejor experiencia en línea.
Al utilizar nuestra página web, aceptas que podamos guardar cookies y acceder a ellas en tu dispositivo.

Portugal » Conversas quase vadias II - Dinossauro HT - II

Conversas quase vadias surge da necessidade, que dois ou três utilizadores de hattrick levantaram sobre a falta de um espaço de expressão na comunidade nacional um espaço de dialogo livre sem temas tabus a semelhança das conversas originais "Por vezes críticas, por vezes divertidas, mas sem dúvida sempre abertas, francas e extremamente informativas, as Conversas Vadias mostram-se em muitas ocasiões admiravelmente atuais." Fica a homenagem a figura incontornável de Agostinho da Silva.

Hoje para a conversa chama-nos um nome quase tão antigo como o próprio HT nacional, zedobone (133657), utilizador por de traz do Vitória FFC (81773), completa hoje 13 anos e de jogo o que faz dele um dos mais antigos utilizadores ainda em jogo e com os seus 52 anos será um dois mais velhos a jogar HT em portugal um verdadeiro Dinossauro.

Cumprindo o que tinha dito anteriormente vou abrir aqui um grande parênteses para deixar a minha reflexão;
Em primeiro tenho de te dar os parabéns pela forma que estás no jogo, são exemplos como os teus que tem de ser mostrados para quem inicia o jogo, e também para quem está cá à anos e pensa agora desistir, porque a verdade tem de ser mostrada logo no inicio, é a verdade é que 99,9% desses novos utilizadores nunca chegaram a SL, quanto mais pensarem em vir a ser campeões.
Carreiras como a que o _Carma_ criou são sem duvida transcendentes, mas não podem ser o exemplo dado a quem inicia o jogo (_Carma_ se és um dos 3 que lê isto desculpa), porque só levará a criação de objectivos irrealistas nos novos utilizadores, o que acabará inevitavelmente na desistência precoce dos mesmos.
Na minha modesta opinião tem de ser incutido o gosto pelo jogo e não a obsessão pelas taças, o hattrick é muito mais do que a taça com a estrelinha no meio, os novos utilizadores tem de perceber que haverá muito mais que podem alcançar que nada tem a ver com o sucesso desportivo, e é aqui que tu entras; há 13 anos no jogo nenhum sucesso desportivo para apresentar, mas tens para nós deixar a motivação para continuar mais 13 anos.
Quererás comentar?



Obrigado, pela parte que me toca, e claro que não posso deixar de concordar contigo a 100%.

É interessante atingir grandes objectivos desportivos mas apenas um pequeno número de equipas pode chegar ao topo. E há muito mais vida além disso, se há... Entre os utilizadores que ajudei encontrei muitos que, assim que dominam as bases do jogo, começam logo a pensar que vão rapidamente ser campeões dos seus países ou chegar a selecionadores nacionais. E, por vezes, não é fácil refrear essas expectativas sem provocar alguma desilusão. Mas, como na vida real, por cada campeão há dezenas de outros que não conseguem lá chegar, mas que podem atingir alguma satisfação superando-se e ultrapassando consecutivamente objectivos realistas.

O primeiro grande desafio do HT é o tempo lento em que decorre, pois só temos 3 épocas por ano. É um jogo de longo prazo, que contrasta com uma época em que a valorização do sucesso efémero é cada vez mais uma constante. Neste contexto, é muito natural que a busca por alguns minutos de fama também esteja presente por cá, e são bem conhecidos os casos de equipas suicidas que atingem o estralato, nacional ou internacional. Não interessa discutir se essa é uma estratégia aceitável, pois cada um deve gerir os seus próprios objectivos, mas é muito importante dizer aos noobs que é preciso muito tempo para conhecer bem o jogo e ter uma equipa de topo.

Tendo presente que o HT é apenas um jogo, a verdade é que podes ter mais divertimento e por mais tempo se aproveitares as suas diversas faces. As possibilidades de te manteres por cá aumentam quando diversificas os focus de interesse. Já vi muitas utilizadores abandonar o jogo depois de atingirem os seus objectivos (bandeiras, taça, achievements),esquecendo a competitividade da equipa. É por isso que nunca fiz uma remodelação total da equipa, que implicasse começar tudo de novo após uma descida às últimas divisões. É impossível dizer por quanto tempo mais o VFFC vai continuar nestes campos virtuais mas ainda acho mais provável que o HT acabe antes do VFFC do que o contrário! :)

Bem penso que com as duas respostas anteriores tivemos o clímax da nossa narrativa, podemos começar a descomprimir e caminhar calmamente para o epílogo...
Por isso de forma mais descontraída partilha cá com os leitores o que tem em comum o Académico de Viseu Futebol Clube e o Vitoria Futebol Clube?



Esta é muito mais fácil de responder mas falta ainda o Vitória de Setúbal! :)
O Clube Académico de Futebol, CAF ou Académico de Viseu, é o clube da terra onde nasci. Foi no Fontelo que vi os primeiros jogos de futebol a sério, mas na segunda e terceira divisões. Também vi o CAF na primeira divisão mas o meu primeiro clube de topo foi o Vitória, quando ainda era muito novo. E era mesmo de topo, porque lutava pelos primeiros lugares e dava cartas na taça UEFA. Sempre simpatizei com o FCP mas passei a ser mais portista à medida que muitos dos jogadores que admirava no Vitória passaram a jogar nas Antas, incluindo o treinador e grande cromo da época, o verdadeiro Zé do Boné.

E será que podemos esperar deste Zé o mesmo que o destino reservou ao mestre Pedroto, que segundo rezão as lendas, na cama do hospital, ainda deu as ordens para esta final (http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=294298), e já agora se tínhamos o Zé em vez do António no banco tinha-mos ganho esta taça?



Espero nunca ter de dar as ordens para um jogo a partir da cama de um hospital! :) Mas não, claro que não devemos esperar isso, pois o HT é apenas um jogo e não pode resistir indefinidamente ao que acontece fora deste mundo virtual.

Não é preciso ver o link para saber de que jogo falas, mas é impossível reescrever o passado. Nunca se sabe, não é, mas creio que seria muito difícil ganhar aquela taça. Ainda faltava alguma coisa à equipa mas pouco tempo depois, contra o Bayern, a intervenção do banco foi decisiva para mudar as coisas. Por isso são sempre ses...

Gostava que deixasses a tua opinião sobre uma alteração recente do jogo, as segundas equipas, e um camarada de longa data (196983) pede que te pergunte "porque raio Oman"?



Isto é mesmo um 2 em 1, como os antigos anúncios dos shampoos!

A segundas equipas são uma óptima forma de nos dar a possibilidade de nascer de novo, hattrickianamente falando, e não é difícil apontar-lhe muitos efeitos positivos, nomeadamente num quadro de redução do número de utilizadores. Só que, como tudo na vida, traz uns quantos efeitos negativos que não devemos esquecer, nomeadamente o de abrir caminho para o aumento de preços a que assistimos recentemente.
Além disso, veio alterar radicalmente a vida hattrickiana nos pequenos países, tirando protagonismo aos "locais" e acabando com algumas das suas vantagens (em termos de preços de jogadores e das ofertas de pacotes de sócio que recebiam de algumas Feds e não só). Se isso limitou alguns excessos, também ajudou a descaracterizar as comunidades locais, reduzindo consideravelmente a presença de "locais" nas ligas desses países. No Oman, que não é dos países mais pequenos pois tem 4 divisões, é uma festa quando o meu adversário não é uma segunda equipa, e quase todos os "locais" com que joguei já se desapareceram destas lides.

Aproveitando a deixa, as quatro divisões foram uma das razões para escolher o Oman. Não queria um país demasiado pequeno, onde estivesse sujeito à pressão dos caçadores de bandeiras, nem demasiado grande, aproveitando também a oportunidade para juntar um novo país ao GTIM. Tive também em conta os horários dos jogos e das principais actualizações semanais e, se bem me lembro, o Oman pareceu-me a melhor das 2 ou 3 opções que correspondiam a todos estes critérios.
Além disso, nunca sabemos o que nos reserva o futuro, e o Oman está estratégicamente colocado, controlando a entrada do Golfo Pérsico. Como tem algumas fortificaçõe muito antigas, e de origem portuguesa, é só colocar um Galo de Barcelos numa das paredes e até parece que estamos em casa!

Bem só me resta agradecer a disponibilidade e a partilha da tua experiência do jogo, quererás deixar algumas palavras finais.



Sim, claro que quero deixar algumas notas finais!

A primeira, e de longe a mais importante, é felicitar-te por esta iniciativa e pelo dinamismo com que te dedicaste à sua realização. Tive muito gosto em manter esta conversa contigo e espero que não percas a vontade necessária para continuar a dinamizar as conferências, que são uma componente muito importante do HT. E, já agora, até porque jogamos na mesma série, não posso deixar realçar o desportivismo com que encaras o jogo e a classe que a tua equipa apresenta, e que espero que continues a divertir-te por aqui durante muito tempo.

Um segundo ponto importante, relacionado com o anterior, tem a ver com a reação da comunidade a iniciativas como esta. Normalmente a resposta é muito limitada e, mesmo que muitos leiam ou se interessem por uma determinada actividade, são muito poucas as reações mais elaboradas do que um LOL ou um YES. Sei-o por experiência própria, pelo contacto que mantive com centenas de utilizadores de todo o Mundo durante as dezenas de épocas que levo na organização do TIM/GTIM. Por isso, quero apelar à comunidade para que participe activamente neste tipo de iniciativas, tendo sempre presente, neste caso, o trabalho que o hugoribeirot teve para a desenvolver. A participação dos utilizadores é a melhor recompensa para quem desenvolve este tipo de projectos, investindo parte do seu tempo livre a bem da comunidade.

Para terminar, queria só dar uma dica para quem pretenda ter uma longa carreira no HT: mantenham sempre uma equipa competitiva, ou com objectivos de competição a curto prazo, e não se concentrem unicamente em objectivos secundários, como coleccionar bandeiras ou outros. Mesmo sendo uma parte interessante do HT, esgotam-se em si próprios, ao contrário da competição que apenas depende da nossa vontade em continuar a lutar por objectivos concretos em cada época.

Resta só um agradecimento especial a todos os que contribuiram para a manutenção do VFFC nos campos hattriquianos durante todas estas épocas; dos amigos de longa data, muitos deles já fora destas lides, até aos adversários que defrontei, com destaque para os da minha liga actual, que me motivam para manter uma equipa competitiva.

Bons jogos para todos!


Bem da minha parte fico o obrigado, falamos novamente dentro de 13 anos.
Saudações hattrickianas
Para os interessados a toda a entrevista aqui (16866804.1)


2015-09-25 16:31:24, 1643 visitas

Enlace directo a este artículo (HT-ML en los foros): [ArticleID=19215]

 
Server 070