Usamos cookies: nos ayudan a proporcionarte una mejor experiencia en línea.
Al utilizar nuestra página web, aceptas que podamos guardar cookies y acceder a ellas en tu dispositivo.

Conversas quase vadias III (Dois caminhos um destino) - I

Conversas quase vadias III (Dois caminhos um destino)
Conversas quase vadias surge da necessidade, que dois ou três utilizadores de hattrick levantaram sobre a falta de um espaço de expressão na comunidade nacional um espaço de dialogo livre sem temas tabus a semelhança das conversas originais "Por vezes críticas, por vezes divertidas, mas sem dúvida sempre abertas, francas e extremamente informativas, as Conversas Vadias mostram-se em muitas ocasiões admiravelmente atuais." Fica a homenagem a figura incontornável de Agostinho da Silva.
Hoje para a conversa teremos não um mas dois utilizadores, pietr (10205207) e vasco1771 (10968469), os donos dos destinos do FC Pedrogal 2010 (89787) e do BOTA NA BALIZA (1858665) respectivamente, numa experiência inovadora que poderá ter tanto de interessante como de potencialidade para dar merda, mas pronto como as reputações que são postas em causa são as deles decidi avançar.
Depois de na conversa anterior as questões relacionadas com a vertente desportiva terem sido apenas beliscadas pareceu-me por bem que desta vez este fosse o tema central da conversa, temos por isso dois utilizadores com caminhos ímpares no HT nacional, ambos reiniciaram em 2010 e conseguiram esta época chegar a tão desejada SL, esperamos que depois da analise destes dois caminhos consigamos dissecar os segredos para o sucesso.

Podes seguir a discussão aqui: (16875935.1)

1 - Obrigado aos dois por responderem positivamente ao desafio, para começar, e como não podia deixar de ser, digam lá quem é o vasco1771 e o pietr?



Vasco1771 - O Vasco é um rapaz de 35 anos, nascido e criado no Porto, licenciado em Economia, e que já teve várias profissões em PT e no estrangeiro, desde caixa de supermercado até empresário da noite do Porto, atualmente é consultor empresarial e trabalha por conta própria. Nos tempos livres ainda é treinador de equipas de futebol de formação. Tem 2 filhos (um casal), um cão e um gato e vive em União de Facto desde 2006. Portista desde que se conhece e confesso admirador do estilo de jogo do Barça de Guardiola, para ele, o melhor futebol do Mundo. Prefere Messi a Ronaldo, e cerveja em vez de vinho, mas quando não tem alternativa também lhe sabe bem.


pietr - pietr já está nos 30s, tal como Agostinho da Silva, teve parte da sua formação académica pela FLUP, mas também na FEUP, e em Granada, Espanha.
Como pessoa é um amante do mundo, da sua cultura e história, de viagens e pessoas. Coleciona momentos, mas também outros materiais históricos, com enfoque na numismática.
Boavisteiro gaiense, gosta de desporto em geral, sobretudo futebol e ciclismo.
Atualmente recruta profissionais de saúde (enfermeiros) para o Reino Unido, providenciando suporte aos sonhos para quem persegue uma carreira fora de Portugal. Considera que o mais importante é ajudar os outros com um enorme sorriso.
No HT, é paciente, pacato e pouco interventivo, construiu uma equipa em 2012 para treinar, e recolhe agora os frutos, na hora da remodelação e de uma provável descida de divisão. Sem grandes segredos nem rasgos de inteligência ou lições de sabedoria, considera que para o sucesso, há sempre alguma sorte, e para o insucesso há sempre algum azar. Segue com o lema "perder hoje, para ganhar amanhã". Até Agostinho da Silva seria mais positivo, portanto...



2 - Esta primeira resposta deixa já uma ideia do que será o resto da conversa, um ping-pongé entre as duas margem do rio, espero que seja, pelo menos hoje, uma rivalidade saudável, querem comentar, sim, não...
Ambos jogaram HT anteriormente, não pretendo falar muito sobre essa primeira aventura, mas antes de avançarmos para o cerne da entrevista, o caminho para o sucesso desportivo, deixo-vos aqui um espaço para falarem dessa experiencia, enquanto o fazem espero que respondam às seguintes questões:
1 - Porque é que começaram a jogar?
2 - Porque é que desistiram?
3 - E porque é que recomeçaram?




Vasco1771 - 1 - Porque é que começaram a jogar? Porque achei o jogo interessante, e apesar de anteriormente ter jogado jogos de gestão relacionados com o futebol nunca o tinha feito em competição com outros jogadores reais. Acho que na altura tinha encontrado um bom desafio.
2- Não foi bem um "desistir", a certa altura tentei fazer "login" como sempre o tinha feito e não consegui por diversas vezes consecutivas, ainda hoje não sei o que se passou, e depois como foi numa altura em que não tinha grande tempo para ver o que se tinha passado e, apesar de o ter feito, não insisti em procurar junto dos responsáveis do jogo explicação para tal. Foi um acontecimento algo estranho (daquilo que é a normalidade do HT) numa altura em que estava na 4ª divisão com uma equipa em evolução e muito dinheiro amealhado.
3- Recomecei a jogar cerca de dois anos e meio depois numa altura em que a saudade apertou por diversos motivos, primeiro porque não tem vantagens competitivas o facto de pagar ou não, porque está relacionado com um desporto que adoro, e principalmente porque tem multiplos fatores estratégicos como opção. Claro que o factor emocional que extraio do jogo (alegria, sentimento de realização, decepção, expectativa, etc) deverá ser a causa principal que fez sentir saudade. Por último e não menos importante a interacção com a comunidade principalmente através dos foruns. Em suma é um passatempo bastante completo.
Quanto à rivalidade que falaste, acho que não existe.


pietr - 1 - O Hattrick é um simulador de futebol via browser que não te obriga a estar online. As vertentes de compra\venda de jogadores, treino, táticas, estratégia e finanças são aliciantes, para mim. A interação social foi também o mote para ficar ligado no jogo ao início.
2 - Foi por vontade de Deus. Os níveis de motivação estavam muito baixos, e estava a incomodar alguém, certamente. Foi um período de estagnação e de mudanças. Como diz a minha claque "querem-me calar, mas olha eu aqui de novo". Pois é, alive and kicking, meus amigos.
3 - Porque quem sabe, não esquece: o HT é como andar de bicicleta. Os fóruns e alguns amigos foram a ignição, e magicar um plano para atingir objetivos "desportivos" foi o atrelado para recomeçar. Era suposto ter sido muito mais rápida a evolução, mas já atingi o objetivo que queria quando recomecei em 2010. Penso que a grande maioria do pessoal das divisões superiores, mesmo com datas de inscrição a partir de 2008, já jogavam antes.



3 - Conseguiram fugir, muito diplomaticamente, a questão da rivalidade Porto/Gaia o que me leva a ter de colocar mais uma questão, antes de entrarmos nas questões estratégicas.
Esta diplomacia que os dois mostraram na entrevista tem, de certa forma, se espelhado na SL; este ano prepara-se para ter o forum menos activo de que haverá memoria, conseguem me dizer porquê? E já que vamos falar na SL, gostava de saber como é que está a ser a primeira vez, foi tudo que sempre sonharam ou está a ser uma grande decepção?



vasco1771 - Em relação ao fórum não consigo dizer o porquê de estar a ser o menos ativo das últimas épocas. Pelo menos da minha parte tenho participado da mesma forma que o fiz noutras épocas nos fóruns nas ligas onde estava.
Em relação à participação na Super, e deixando de lado a questão do desempenho, o que sinto é que realmente existe mais mediatismo, no sentido que tenho mais visitas na página do clube e mais visitas na página da liga. Em relação à competitividade da liga é muito relativo, uma vez que já tive alturas nas IIª e IIIª divisões em que era mais difícil, não porque os adversários fossem mais fortes, mas porque tinha uma equipa mais fraca em relação a esses menos adversários, e por isso a competitividade torna-se relativa. Ao nível do desempenho parece-me que está a ser muito boa (até ao momento) até porque parti do último lugar em relação aos ratings que as equipas presentes faziam na época anterior, fui às compras com 5 ou 6 milhões e deu para equilibrar actualmente no 2º lugar, mas infelizmente não para sonhar muito alto.


pietr - Acho que é por eu estar ali. Eu bem tentei convencer o pessoal a ir tomar um copo, já que são muitos desta zona, mas cá para mim tem tudo cagufa real e ego online, ainda saia batatada. Mas vai acontecer.
A Super é recheada de mindgames, por norma. Não tenho perfil para polémicas e prefiro manter low profile.
A experiência está a ser muito interessante, o nível é diferente, a gestão é mais dinâmica, um detalhe descuidado e já foste. Já aprendi várias lições e cometi vários erros esta época, estou muito certinho, mas no geral fortaleci a equipa para o futuro: porém, remodelação na Super é sinónimo de descida quase certa. É a Liga mais competitiva de Portugal e uma das melhores do mundo. É um privilégio estar entre os melhores, porém, até ver, bastante previsível. Não há grandes segredos nem espaço para surpresas. Do que vejo, jogam os melhores, na melhor tática possível para os jogadores que têm. Simples, mas eficaz.



A segunda parte do artigo aqui: (19239)
A discussão aqui (16875935.1)

2015-10-12 02:28:00, 1518 visitas

Enlace directo a este artículo (HT-ML en los foros): [ArticleID=19238]

 
Server 070