Usamos cookies: nos ayudan a proporcionarte una mejor experiencia en línea.
Al utilizar nuestra página web, aceptas que podamos guardar cookies y acceder a ellas en tu dispositivo.

Entrevista ao Vencedor da Taça de Portugal - Quase

O nosso convidado de hoje é um dos utilizadores mais antigos do Hattrick Nacional e foi o grande vencedor da última edição da Taça de Portugal. Damos as boas-vindas ao "Quase" (591870) e à sua equipa, os DragõesFEP (33554).

Boas leituras!


1. - Olá Quase! Apesar de seres um dos utilizadores mais antigos do Hattrick Nacional ainda há muita gente que não te conhece. Por isso ia-te pedir para te apresentares, falares um pouco sobre ti e sobre o que inspirou o nome da tua equipa.

Saudações a todos e em primeiro lugar deixem-me agradecer-vos este convite, acrescentando também que é com enorme gosto que respondo às vossas questões.

Sou o André, tenho 37 anos e jogo Hattrick há mais de 13 anos. Criei os DragõesFEP como sabem em Setembro de 2003 e a razão foi simples, o policy10, ex-utilizador por demais conhecido da comunidade que já estava bastante seduzido pelo jogo e pelos seus feitos no Hattrick, apareceu na faculdade no início desse ano lectivo completamente empenhado em promover o jogo junto da malta do curso. Resolvi fazer-lhe a vontade e criei a equipa.

Os nomes de utilizador e da equipa têm origem no contexto que vivia à época. O FC Porto vivia um dos seus melhores períodos da história e eu estava bastante ligado ao clube nesse período. Era voluntário nos jogos no Estádio das Antas e estava no relvado quando chegaram de Sevilha em Maio de 2003. Pude erguer os 15kg de prata da Taça UEFA com a permissão do Deco enquanto davam a volta de honra ao relvado, portanto se ia gerir uma equipa de futebol ela tinha de ser de Dragões. O acrónimo que completa o nome da equipa é o da faculdade onde eu e o policy10 estudávamos, a FEP – Faculdade de Economia do Porto. O nome de utilizador “Quase” é a minha alcunha de Tuna. Entrei para a Tuna Académica da FEP em 98 e fui brindado com este baptismo. Em 2003 toda a malta da faculdade me conhecia por "Quase".

A época acabaria umas 7 semanas depois de ter a equipa e o policy10 conquistaria o seu primeiro título. Acabou por ser o meu grande mentor no Hattrick, demonstrando logo ali que os títulos neste jogo estariam sempre ao alcance se fossemos ambiciosos nos objectivos e rigorosos no cumprimento da estratégia.


2. – Não podia deixar passar a ocasião sem te dar os parabéns pela conquista da Taça de Portugal! Mas…sejamos sinceros, foram necessários 13 anos para os DragõesFEP a conquistarem. Seguem-se outros 13 anos de espera ou está para breve um assalto à Super Liga?

Obrigado! Foram 13 longos anos mas confesso que nesta fase sem grande desespero e apenas comprometido com a estratégia que idealizei. E falando da mesma necessito de fazer uma alusão histórica a uma anterior campanha dos DragõesFEP na Taça da época 23 onde cheguei às ½ finais. Essa campanha de então ocorreu enquanto o clube andava pela IV.18. A equipa estava bastante equilibrada na altura e a sua economia também, mas essa campanha viria a desequilibrar tudo pela forma como a encarei a partir de certa altura. Fui-me deslumbrando a eliminar vários campeões do Hattrick, eliminatória após eliminatória, e à medida que os adversários ficavam mais difíceis mais eu investia recorrendo à lista de transferências. Ora esta estratégia acabou por se revelar infrutífera e como tal fiquei vacinado relativamente a este tipo de abordagem.

Após esse descalabro financeiro do clube andei umas épocas valentes a tentar reestruturar as finanças. Sempre tive muito mais apetência para o treino do que para o trading e por isso levou algumas épocas até ter as finanças novamente numa situação estável que permitisse outro tipo de abordagem mais arrojada face à subida de divisão.

Mas relativamente à vossa pergunta, obviamente que a Super Liga está no horizonte, mas quando se frequenta estas divisões cimeiras do Hattrick enfrentamos grandes equipas e muito bons jogadores, conhecedores das tácticas de jogo. Acho que é um objectivo alcançável pela forma como montei a equipa. Então depois de atingir este enorme feito ainda mais acredito nessa possibilidade. Veremos se o Hattrick me permite tal veleidade.


3. – Ainda dentro do tópico da Final da Taça de Portugal…antes do jogo eras visto à partida como não-favorito mas acabaste por surpreender e arrancar uma vitória a ferros ante do GDR Tornada (1860935), com o teu adversário a dominar-te em praticamente todos os sectores do campo. São Randão ou Magia do Hattrick?

Não há uma resposta directa a essa pergunta. Quando enfrentas equipas numa fase mais avançada da sua evolução que a tua e partes para um jogo como não-favorito, qualquer sucesso que obtenhas será visto sempre como fruto da componente aleatória do motor de jogo. O que é que sobra da magia? É o meu trabalho enquanto gestor da equipa, que passa por maximizar as minhas possibilidades e acho que isso acabei por conseguir.

Lembro-me que quando calculava as minhas possibilidades para o jogo elas esbarravam sempre nesse número dos 45%. Ao elaborar estratégias de contra-ataque teria sempre menos percentagem de sucesso, então resolvi avançar com o conservador 3-5-2, numa estratégia de maximizar o nível de meio-campo já que o adversário apresentava uma grande possibilidade de apresentar um nível elevado nesse sector e eu teria que discutir a posse de bola e a atribuição de oportunidades.

Acabei por não me enganar quando o jogo começou. Encarei-o com bastante apreensão pois não treino com muita percentagem de partilha e alguns jogadores iriam ressentir-se na parte final. Se fosse para prolongamento teria o jogo perdido. As mexidas dele foram excelentes também. A certa altura pensei mesmo que não iria levar o caneco para casa.

Portanto acho que acabei por colocar a minha Magia ao elaborar a estratégia, mas sem dúvida que São Randão esteve com a equipa nessa final.


4. – Vejo que já aderiste ao HT Internacional (HI). O que achas da introdução desta nova liga e que efeito(s) pensas que poderá ter a curto/longo prazo no jogo?

Decidi registar a equipa no HI sim, mas sem grandes objectivos. Acho que ainda estamos numa fase muito embrionária do projecto para se conseguir tirar já as conclusões de qual será o impacto desta liga a longo prazo. Há quem fale na inflacção do mercado de transferências. Acho que sim, que acabará por ocorrer durante um determinado período mas depois acabará por estabilizar. Basta ver o que aconteceu com a introdução das segundas equipas.

O Hattrick como empresa que é lá criou uma forma de aumentar, ou estabilizar digamos, as suas receitas, percebendo e bem que este jogo vive muito daquilo que é a motivação de cada um. E não há maior combustível de motivação que o sucesso neste jogo. Nesta ânsia de o obter muitas equipas entraram nesta Liga com essa ilusão. Se depois face ao resultado final, onde haverá a constatação que dentro de uma Liga desta dimensão o sucesso apenas é alcançável por uma ínfima percentagem de utilizadores, e dessa constatação resultar em frustração, aí poderão haver algumas desistências do Hattrick Internacional.

Mas até lá como diz o ditado albarda-se o burro à vontade do dono!


5. – Chegaste ao Hattrick em 2003, quando o jogo estava em clara expansão quer em Portugal quer no resto do mundo. Actualmente o HT encontra-se numa fase menos positiva e a perder utilizadores. Na tua opinião o que mudou para melhor/pior desde essa altura? O que pensas que deveria ser feito para contrariar esta tendência?

Na minha opinião a grande mudança para melhor foi a valorização das estratégias assentes no treino e na elaboração de planos de treino, em que as equipas que os implementam têm muito menos necessidade de ir ao mercado efectuar compras de jogadores, algo que é bastante consumidor de tempo para as equipas que têm a sua estratégia assente no mercado de transferências.

Durante muito tempo foram os traders massivos a dominar o jogo. Atingiam avultadas contas que depois aplicavam a comprar as suas equipas, contudo o imenso tempo que consomem na persecução desta estratégia é proporcional ao nível de frustração que atingem quando esbarraram com algum insucesso ou quando se deparam com a componente aleatória do jogo.

Portanto há aqui dois factores a contribuir para este declínio no número de utilizadores: o sucesso no Hattrick colado a esta vertente de longo prazo que de todo não é motivador para as novas gerações, que vivem o momento e querem tudo de forma instantânea e outro factor que é a penalização do trading e que levou à saída da grande maioria dos traders.

Em comparação aos tempos que se viviam na altura em que entrei, o aumento do número de trolls nos fóruns é claramente a pior mudança. Os fóruns sempre foram o maior catalisador para a malta manter-se no jogo, seja a discutir nos tópicos da bola, seja a “abacalhar” os fóruns em tópicos como os "Saramelhos" ou o "Bons Tempos". Os tópicos dos convívios do Hattrick foram a primeira rede social de muitos de nós desse tempo e olha que a discussão quando aquecia era ainda mais acesa do que é hoje, não havia era o nível de provocação pessoal a que hoje assistimos no presente.

Vou confessar-te que sou daqueles velhos do Restelo que acha que dificilmente o Hattrick encontrará algum ponto de inflexão da actual tendência. Acho que tem evoluído bem de modo a manter os mais afectos ao jogo, mas acho que se não mudarem a política de preços dificilmente conseguem inverter esta tendência. Eles já perceberam que é a dar mais aos utilizadores que os agarram. Existe hoje forma de não passares períodos de hibernação no jogo. Enquanto estás a elaborar um plano de treino a longo prazo numa das tuas equipas podes estar com outra num ponto mais avançado dessa estratégia e estar a conseguir obter o sucesso.


6. – Certamente que em 13 anos de HT deves ter presenciado alguns momentos cómicos da história da comunidade HT em Portugal. Queres partilhar algum(ns) deles connosco?

Eish o que foram perguntar! Claro que há muitos momentos. Comecei desde cedo a seguir os fóruns e a acompanhar a comunidade. Afinal tinha como mentor um campeão do jogo (policy10) e queria seguir o que ele ia escrevendo pelo fórum. Entrar no Hattrick diariamente sem nada para fazer no que ao jogo diz respeito passou a ser perfeitamente natural.

Em relação aos que agora me ocorrem deixo-vos aqui alguns para que possam dizer de vossa justiça:

- O tópico do velhote a dar "Saramelhos" (5817476.1). Nunca cheguei a perceber se aquilo tinha sido Praxe da "Federação do Abacalhanço". Sei que dei umas boas risadas com aquilo;

- O ridículo a anunciar um caso com o Laby (2914932.1) e a aproveitar para moer o juízo aos moderadores. Há também uma entrevista que colocaram num blog depois de uma expulsão no jogo. Estes dois foram dos maiores pica-miolos para qualquer staff tuga. O unidos é um menino ao pé deles;

- O dos “Bons Tempos” do _REF_ (9895019.1) a recordar os camaradas da Guerra Colonial;


7. – Em jeito de trocadilho com o teu nome de utilizador, podemos dizer que estás “quase” farto do Hattrick ou continuas motivado a vir aqui diariamente? O que é que te ainda prende ao HT e aos “DragõesFEP” depois destes anos todos?

A motivação actual é bem diferente da de outros tempos. Inicialmente tinha aquela motivação de conhecer o jogo, de aprender. Pelo meio fiz muitos amigos, conheci bastantes formas de estar no jogo. Agora nesta fase a motivação passa mais pelo jogo em si, analisar os fortes adversários que se vai enfrentar, é diferente.

Ter a oportunidade de jogar uma competição como o Hattrick Masters é algo bastante aliciante, enquanto o Ferrari tiver pneus e combustível irei andar por cá, mas acredito que vá continuar até ao fim dos meus dias ou até ao fim dos dias do Hattrick. São muitas as boas memórias que tenho do tempo aqui vivido, muito bons amigos que levo para a vida, alguns dos quais ainda faço questão de manter contacto regular.


Se gostaste da entrevista fica à vontade para colocar gosto e/ou deixar um comentário. Podes discuti-la no Fórum Portugal, em (17061599.1).

Artigo anterior: Entrevista ao Campeão Nacional - TheBeautifulBeast (19930)


2017-01-21 15:32:14, 1475 visitas

Enlace directo a este artículo (HT-ML en los foros): [ArticleID=19956]

 
Server 071