Usamos cookies: nos ayudan a proporcionarte una mejor experiencia en línea.
Al utilizar nuestra página web, aceptas que podamos guardar cookies y acceder a ellas en tu dispositivo.

Os mandamentos do vício

Os 25 mandamentos que me fizeram apaixonar por este vício que é o Hattrick.

Há sensivelmente 9 anos e tal um colega de trabalho disse-me: “para ti que gostas de futebol não gostas de computadores e só ligas a consolas tenho um jogo online que finalmente te vai pregar ao PC...”

1º Introdução - Fiz a pesquisa ao tal jogo Hattrick e registei-me, passado 1 dia lá consegui entrar e era só jogadores com nomes estranhos, com estrelas... Poucas estrelas claro, TSI, ordenados, logótipo, estádio... Ora aqui está muito por me entreter, pensei eu. Mas espera... Logótipo e Estádio é preciso ser sócio e claro, eu que ligo um pouco as aparências, fiz me sócio e lá coloquei um logo e um estádio de 12000 Lugares para acomodar os adeptos.


2º Jogadores: Características - Era cada um mais feio que o outro, carecas, com bigodes, olhos tortos, cabelos à beato. As características no início, visto ser maçarico, não me faziam muita diferença pois eu queria era ganhar jogos e ainda coloquei defesas como avançados...


3º Jogadores: Outros atributos - Ora aqui está algo que nunca pensei aceitar, homens na minha equipa, pessoa antipática, temperamental e desonesta, mas o que é que este gajo faz dentro de um balneário?? Mau ambiente, mas depois pensei que se contratar 90% de jogadores com carácter, uma pessoa agradável, equilibrada e decente, os restantes ficarão curados!!!


4º Convocatória - Ora aqui tenho um problema para resolver, não os conheço visto ter 2 dias de clube mas quero-os todos no balneário daqui a 5 minutos!! Então é assim meus caros, preciso de um gajo para baliza, 3 gajos que saibam defender, 2 que corram pelas laterais até as bandeiras de canto, 3 que passem a bola e recuperem, e 2 que consigam neste jogo marcar o golo da vitória. Está lançado o desafio.


5º O jogo: Princípios básicos - Temos atitude e vontade de vencer, tomei a decisão de atacarmos pelo centro do terreno. Ainda há pouco conheci estes jogadores com nomes esquisitos, mas gritei para o campo: "Oh tu com bigode vê lá se corres!!!"


6º Treino - Dia com muito sol e tinha treino para dirigir, olhei ao redor e pensei: "eh pá só tenho velhos a jogar, preciso de malta nova para formar”.
No dia seguinte lá fui buscar 5 putos de 17 anos para o meio campo, falei com eles e disse-lhes: “Vamos lá ganhar resistência nessas canetas que depois treinam com bola no meio-campo.”


7º O treinador - Na parte que me toca, eu tinha a noção que era ainda um treinador fraco, claro que era ambicioso e tinha carácter, mas faltava experiência e conhecimento do jogo. Uma certeza eu tinha: gostava de jogar ao ataque e a liderança forte disfarçava o conhecimento do jogo.


8º Contabilidade - Com o tempo fui me apercebendo que todas as semanas tinha que me desdobrar em treinador e Presidente do clube, tinha um orçamento para gerir, gostava do mercado de jogadores mas quando tentava passar o cheque, alguém com mais poder e dinheiro do que eu "roubava" o que eu queria, e depois pensava....espera ai tens funcionários para pagar, estádio para gerir, aguenta ai com a tua ambição.


9º Adeptos e Patrocinadores - O Ouro do clube são os adeptos, estes são mesmo muito leais à equipa caso faça chuva ou faça sol eles lá estão. O meu objectivo era que todas as semanas entrassem novos adeptos e com isso fizessem o clube evoluir, trazendo assim mais dinheiro dos patrocinadores. Por falar nisso, fica aqui um episódio: certo dia, um homem que foi lá colocar um outdoor do patrocínio mesmo atrás da baliza, dizia: "Aqui nada entra só sai". Referia-se, pois claro, a uma empresa de Offshores que nos patrocinava.


10º Estádio - Quando entrei pela 1ª vez no estádio pensei: "eh pá a malta não se senta a ver a bola??". Lá vamos ter que abrir os cordões à bolsa e pôr esta malta sentada e coberta da chuva.


11º Funcionários - Tenho aqui um bom cheque que vou gastar para ter um bom grupo de trabalho, pensei eu. Preciso de um homem que me trate das feridas e lesões dos meus homens, preciso de uns braços direitos que tenham a mesma forma de pensar que eu, preciso de um homem que saiba falar bem do nosso clube e fale com os patrocinadores e por fim preciso de um gajo que lide com os malucos do meus homens que não seja eu...


12º Convocatória: Rotina e confusão - “Boas meus caros, para que isto não corra mal tenho que engendrar o nosso esquema de jogo, ou seja, em jogos em casa jogamos desta maneira, quando formos de autocarro a outra freguesia jogamos doutra. Oh Nico ficas sempre a marcar os pénaltis já que tens jeito para a coisa e tu Ambrósio ficas a capitão já que puxas pela malta em campo.


13º O jogo: Bolas paradas e eventos especiais - No início do jogo em nossa casa estava um dia solarengo, óptimo para ir a banhos e lá gritei para o campo; "Malta que sabe fazer rodriguinhos, apliquem-se que está bom tempo. Na segunda parte vai cair chuva e a malta com força vai se poder exibir".


14º O jogo: Tácticas - Temos que vencer este jogo fora, a pressão é muita e eu dei indicações, muitas indicações. Quero esta equipa a fazer pressão, eu quero a malta a atacar pelas alas, pelo meio, se não tivermos equipa para eles quero que joguemos em contra-ataque, eu tenho é que ganhar este jogo!!!


15º Substituições - Então isto é assim, quem não der 100% em campo sai, quem durante o jogo não se adaptar ao lugar que está a jogar pode ir para a outra ponta do campo, metam-se finos malta estou de olho em vocês!!!


16º Psicologia - Nas palestras que dou e dei quando assumi esta equipa realcei sempre atitude, a confiança e o método de encarar o jogo. Em jogos que sejam como uma autêntica final, temos que fazer o jogo das nossas vidas, a malta que está em campo tem que deixar lá os calções, camisa e peúgas se for preciso!


17º Transferências - Vontade tinha eu de correr com todos quando cheguei ao clube, mas falei com alguns deles e mudaram a sua atitude. Dois deles não tiveram tanta sorte e meti-os no panorama das vendas, felizmente saíram mas o lucro não foi lá muito grande.


18º Juniores - Ao chegar ao clube deparei-me que havia um Presidente que apostava muita na nova geração. Era preciso ter alguma persistência na formação dos putos e também alguma sorte, mas daqueles 5 miúdos de 17 anos que tinha ido buscar, 1 deles vinha da formação e tinha amor à camisola, o que se refletia em campo.


19º Campeonato - A luz dos meus olhos. Logo de princípio queria ser campeão e galgar divisões acima, mas depois verifiquei que não era assim tão fácil como aparentava. Das duas uma, ou apanhava só equipas sem proprietário humano, ou então tinha que fazer a médio prazo uma soberba equipa. Além do mais ainda se ganhava dinheiro por subir de escalão e que jeito nos fazia!


20º A Taça - Cheio de moral... Esfumou-se logo de repente no 1º jogo da taça com uma equipa da 6ª divisão. Eles corriam mais que a gente, acabei ainda por perguntar a um dos meus: "vê lá se eles estão a jogar com 12???"


21º Desafios amigáveis - Somos um clube simpático e por isso gostamos de nos relacionar e conhecer outros clubes. Eram sempre 4ª feiras bem passadas e além disso gostávamos muito de andar de avião apesar da despesa extra para o exterior. O que interessava era os míudos se divertirem.


22º Torneios - Já mais recentemente surgiram os lendários torneios que vieram para motivar mais a malta. O nosso clube já criou alguns e já participou noutros organizados por amigos Presidentes. Serve para a malta conviver um pouco e no fim fazer uma sardinhada entre direcções para encher o papo a todos.


23º Seleções Nacionais - Sempre colado ao ecrã. É assim que toda a equipa e seu staff vê os jogos da selecção, compramos um sofá com espaço para 20 e poucas pessoas e colocamos na sede, não faltamos a nenhum jogo. E ainda mais o Presidente cumpre sempre o seu dever de exercer o direito na escolha do Selecionador Nacional.


24º Hattrick Masters - Compramos logo, aquando da chegada ao clube, uns binóculos gigantes para vermos essa mítica competição do Hattrick. Uns dos meus jogadores ainda pegou nos binóculos e disse: “já esteve mais longe”. Continuamos a sonhar...


25º Equipa Extra - Ter uma equipa extra é como ter dois amores, ou uma amante. Não te podes esquecer de amar as duas, senão uma escapa. E existe sempre uma que te marca, a primeira que conheceste...


Deixo em jeito de despedida um lema que foi criado pelo nosso Presidente Janita1972.

"Vive e deixa viver, ama e deixa amar, vence... Mas não deixes que te vençam".

2017-05-20 14:59:10, 1392 visitas

Enlace directo a este artículo (HT-ML en los foros): [ArticleID=20038]

 
Server 071